sexta-feira, 23 de outubro de 2009

As emoções e as negociação

Todos sabem o que é uma emoção, até o momento em que se pede que a definam. Segundo Shapiro, uma emoção é uma experiência que se sente. Quando alguém sente uma emoção, não se limita a pensar sobre ela. Quando alguém diz ou faz algo que tem importância pessoal para você, suas emoções respondem. Em geral, conjuntamente com pensamentos associados, trocas fisiológicas e o desejo de fazer algo. E ss emoções podem ser positivas ou negativas. Uma emoção positiva, eleva o estado de ânimo pessoal. Trata-se de orgulho, esperança ou alívio. Em uma negociação, uma emoção positiva faz com que a outra pessoa provavelmente construa uma boa relação de comunicação com ela, marcada por boa vontade, compreensão e a sensação de estar sincronizados. Por outro lado, a ira, a frustração, e outras emoções negativas produzem um sentimento de aflição pessoal, sendo menos provável que construam uma boa relação de comunicação. O que fazer para atingir o equilíbrio e como canalizar essas emoções de maneira positiva? Vale a pena ler a cobertura completa desta palestra, logo mais no portal da HSM

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